Bairros e Unidades de Planejamento

SOBRE OS BAIRROS DE BETIM

Em Betim, conforme levantamento realizado em agosto de 2022, já existem 209 bairros.

Os bairros são constituídos em sua maioria por antigos territórios rurais que foram se transformando em ambientes urbanos, a partir da expansão do núcleo urbano original.

Muitos bairros coincidem, em sua delimitação, com antigas fazendas que foram objeto de parcelamentos do solo urbanos (loteamentos), muitas vezes adotando como denominação partes dos nomes dessas antigas fazendas.  Em outros casos, houve a denominação do bairro a partir da empresa loteadora, ou ainda por escolha dos próprios moradores.

Muitos bairros de Betim foram constituídos a partir de loteamentos devidamente aprovados pela Prefeitura e implantados com toda a infraestrutura urbana necessária.

Outros foram se constituindo a partir de parcelamentos do solo não oficiais, e que por isso precisam passar ainda pelo Processo de Regularização Urbanística e Fundiária.

SOBRE AS UNIDADES DE PLANEJAMENTO – UP

As Unidades de Planejamento são unidades territoriais que abrangem bairros, glebas de terras, parcelamentos oficiais e não oficiais.

As UP’s foram criadas em Betim a partir da Lei Municipal n° 4.750, de 16 de abril de 2009, para atender principalmente aos seguintes objetivos:

- Para que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – EBCT – atualizasse e ampliasse na ocasião os Códigos de Endereçamento Postal (CEP’s) da Cidade;

- Para que o IBGE, ao realizar o Censo Populacional de 2010 e os seguintes, pudesse detalhar com mais precisão dentro do território de Betim os diversos dados da população, nos diferentes temas pesquisados.

- Para que os demais órgãos da administração pública municipal e das demais esferas de governo possam melhor planejar e implementar as políticas públicas de sua responsabilidade, visando o devido reconhecimento e tratamento das particularidades de cada região da cidade.

As UP’s podem, dependendo de sua localização, se referirem a apenas um bairro ou a vários bairros.  Da mesma forma, podem existir bairros cujas partes pertençam a Unidades de Planejamento diferentes.

As UP’s, após sua criação através da Lei Municipal nº 4.750 de 16 de abril de 2009, foram regulamentadas a princípio pelo Decreto nº 27.703 de 24 de setembro de 2009 e atualmente são regulamentadas pelo Decreto Municipal nº 41.809/2019.

A seguir são disponibilizados alguns arquivos para download.

Caso o cidadão precise de outras informações ou esclarecimentos pedimos por gentileza entrar em contato com a Seção de Cartografia da SORTEH:

Fone: 3512-3322  -  E-mail: cartografia.sorteh@gmail.com.

Lista de Bairros de Betim (1241)

Lista de Bairros por Região Administrativa (414) (* inclui algumas localidades em Zona de Expansão Urbana)

Unidades de Planejamento por Região Administrativa (238)

Lei Municipal n° 4.750 de 16 de abril de 2009 (129)