Indicadores IQVU e IVS
A Prefeitura Municipal de Betim por meio do IPPUB – Instituto de Pesquisa e Política Urbana de Betim contratou a Pontifícia Universidade Católica e o IDHS – Instituto de Desenvolvimento Humano Sustentável (584) para o desenvolvimento de dois sistemas de indicadores sócio ambientais (IQVU e IVS). Estes indicadores serão utilizados como ferramentas de planejamento e gestão municipal.
O desenvolvimento do sistema de monitoramento, considerando o rápido crescimento demográfico e territorial do município, permite melhorar e balizar a tomada de decisão pelos planejadores e gestores do município. Sendo úteis no estabelecimento de prioridades acerca da alocação espacial e setorial de programas, projetos e políticas que promovam a melhoria das condições de vida da população do município de Betim.
Visando suprir esta necessidade foram criados em Betim dois indicadores que embora relacionados entre si têm objetivos e enfoque diferenciados. O primeiro o IQVU é composto por indicadores que enfocam o lugar, de forma a avaliar a oferta e a acessibilidade da população a equipamentos e serviços e outros recursos urbanos. O segundo sistema o IVS apresenta indicadores demográficos, que refletem o acesso social a bens de cidadania, que asseguram a inclusão social da população de Betim.
Os índices foram construídos de forma a refletir o pensamento e aspirações dos seus usuários, ou seja, a metodologia utilizada buscou prever consulta aos usuários, aos delegados do Orçamento Participativo, os gestores e técnicos. O procedimento adotado visou levantar temas para determinar os indicadores considerados ideais para o cálculo dos índices. A consulta foi realizada em duas etapas: a primeira houve um debate livre onde cada participante colocou sua proposta. Na segunda parte os participantes fizeram uma revisão de suas propostas à luz dos objetivos do Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas. Foram analisadas experiências desenvolvidas em outros municípios brasileiros.
Após realizar o levantamento dos temas e indicadores considerados ideais pelos usuários a equipe da PUC/MG buscou trabalhar com os seguintes sistemas de indicadores:
►IQVU: ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA URBANA – composto por 15 indicadores referentes às variáveis: “Educação”, “Esportes”, “Habitação”, “Saúde” e “Segurança”.
►IVS: ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL – composto por 11 indicadores referentes às dimensões: Ambiental Urbana”; “Econômica”; “Cultural” e “Segurança de Sobrevivência”.