IVS -Índice de Vulnerabilidade Social

O Índice de Vulnerabilidade Social de Betim tem como objetivo avaliar o acesso social da população a determinadas “Dimensões de Cidadania”, em cada Unidade de Planejamento. Compõe-se de 11 indicadores referentes às dimensões: “Ambiental Urbana”; “Econômica”; “Cultural” e “Segurança de Sobrevivência”.

Tais indicadores refletem o quanto a população teve acesso aos bens e serviços existentes na cidade, independentemente da localização dos mesmos. Como se sabe, o acesso aos recursos urbanos existentes depende também da renda, da escolaridade ou mesmo do estado de saúde da população.

Dessa forma, o IVS apresenta-se como uma medida de vulnerabilidade à exclusão social da população residente em cada uma das 106[1] Unidades de Planejamento (UP). No que tange às dimensões consideradas, possibilita a avaliação das desigualdades sócio-espaciais no interior da cidade, mostrando-se útil à identificação de prioridades de investimentos e sua localização, de forma a beneficiar a população mais vulnerável da cidade.

O IVS foi calculado em 3 etapas:

1-Média ponderada dos Indicadores resultando no valor de cada Componente.

2-Média ponderada dos “Componentes” resultando nas “Dimensões de Cidadania”.

3-Média ponderada das “Dimensões de Cidadania”, resultando no IVS de cada Unidade de Planejamento.

 

CONHEÇA O IVS DE BETIM/2009

Estrutura Ponderação e Indicadores (368)

Tabelas IVS por varíavel (298)

Mapas - IVS GLOBAL, Dimensões e Indicadores (311)

 

IMPORTANTE

Quanto maior o valor do IVS mais alta a vulnerabilidade social da população da UP ou seja, quanto maior o valor do índice pior as condições de vida da população.

Caso necessite de outras informações sobre o desenvolvimento de indicadores sócio-ambientais entrar em contato através do FALE CONOSCO.


[1] Foram retiradas do cálculo todas as Unidades de Planejamento que apresentaram população igual ou menor que 60 habitantes.