Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Aprovação de Edificações e de Parcelamentos do Solo são processos digitais em Betim.

Betim foi uma das primeiras cidades do País a implantar o Sistema de Aprovação Digital de Projetos, em 2011.

O Sistema, que foi integralmente idealizado e implantado por servidores efetivos da Prefeitura, oferece inúmeras vantagens aos Responsáveis Técnicos, Cidadãos e Empreendedores, como por exemplo:

1) Dispensa o deslocamento até a Prefeitura, para quaisquer ações como Protocolo de documentos, Emissão de guias, Emissão de Comunicados aos analistas, Retirada final de Certidões e Alvarás de Construção;

2) Evita a impressão de projetos e cópias de documentos em papel;

3) Oferece agilidade e segurança em todas as fases do Processo;

4) Permite que qualquer cidadão ajude a fiscalizar a Cidade, conferindo se uma obra está regularizada, através do “Mapa de Alvarás”.

E por ser uma ferramenta desenvolvida dentro da Prefeitura de Betim, está em constante evolução.

Para acessá-lo, utilize o Menu “Serviços” e escolha a opção “Aprovação Digital”.

Após, em Abril de 2015, implantamos o Sistema de Aprovação Digital de Desdobros e Desmembramentos  em Betim.

Com ele, houve significativa agilidade no trâmite interno desses processos, e ainda a inclusão do georreferenciamento prévio dos terrenos como uma rotina obrigatória, o que contribuiu muito para reduzir erros e conflitos entre divisas de imóveis.

Em seguida, em Janeiro de 2017, implantamos o Sistema de Aprovação Digital de Estudos de Impacto de Vizinhança – EIV’s -  em Betim.

Com isso alcançamos o objetivo de simplificar e democratizar o acesso a esses processos.

Visando a padronização de procedimentos, foram criados Roteiros e Diretrizes, que podem ser acessados clicando aqui.

Posteriormente, a partir de Maio de 2018,  implantamos o Sistema de Aprovação Digital de Loteamentos em Betim.

O processo digital é iniciado com o pedido de Diretrizes Básicas Municipais para Parcelamento do Solo, e se estenderá, no mesmo processo, na análise do projeto urbanístico e dos projetos complementares (Geométrico, Drenagem, Terraplenagem, Pavimentação, Etc.)

A expectativa do novo sistema é alcançar diversos benefícios, como por exemplo:

- Maior transparência e assertividade na definição de Diretrizes Urbanísticas, visando maior qualidade no futuro empreendimento;

- Mais agilidade no recebimento de documentos e projetos, e no envio de laudos de análise e pedidos de complementação de documentos;

- Redução de custos operacionais, como deslocamentos dos interessados para protocolo de documentos e realização de reuniões e ainda plotagens e impressão;

- Ganho ambiental com a redução máxima na impressão de documentos e plotagem de projetos.

- Maior organização interna de processos, com o arquivo de documentos e versões de projetos em ordem cronológica, evitando retrabalhos e uso de versões desatualizadas.

Para acessá-lo, utilize o Menu “Serviços”.

Em seguida clique na opção “Aprovação Digital”.